Meu colibri, uma pedaço da natureza na minha casa!

Meu colibri, uma pedaço da natureza na minha casa!
A liberdade que tanto buscamos está perto de nós, na natureza!

Gruta de Palhares MG Março 2010

Gruta de Palhares MG Março 2010
Gruta de Palhares, local onde Eurípedes Barsanulfo fazia suas orações.. Pura emoção!.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

"Os sonhos apresentam dramas da vida espiritual"


É um mistério que intriga-nos desde tempos imemoriais. De José da Bíblia a Shakespeare, o sonho ocupa lugar de destaque na nossa imaginação e curiosidade. Estranho, premonitório, portador de significados mais ou menos ocultos, outro lado da nossa experiência acordada, afinal, como entendê-lo? O que ele quer trazer? Informar? Lembrar? Indicar? Prevenir?

Compreender os sonhos sempre moveu paixões. A questão que poderíamos colocar é a seguinte: é possível compreendê-lo? Digo, compreendê-lo empregando as ferramentas da razão? Como janela aberta para as realidades espirituais - transcendentes em relação à compreensão humana das coisas -, ele se mostra refratário ao olhar explicativo. Impossível, então, investigá-lo? Não. Basta desenvolver uma abordagem perspicaz que, sem buscar a lógica dentro da falta de lógica, assuma a linguagem apresentada como outra, diferente das usualmente empregadas. Uma linguagem que carrega a marca das coisas espirituais.

Minha intuição indica que não é preciso interpretar os sonhos, encontrar distorções elaboradas pelos processos do nosso aparelho psíquico. O sonho, livre de qualquer dinâmica profunda das emoções do sonhador, está apresentando dramas da vida espiritual. Entendo que ele, com sua incoerência - para nós nessa dimensão de compreensão à qual estamos presos -, serve como preparação para as aventuras que nos aguardam na transcendência.

Essa possibilidade engrandece e valoriza sua força. Exige que nossa atenção se espalhe com cuidado e dedicação, que nosso esforço se redobre para que possamos vislumbrar os sinais (infelizmente embaçados e fracos) daquilo que nos espera. Como o ensino básico prenuncia as possibilidades que só poderiam ser expressas na Universidade, o sonho apresenta em escala reduzida, simplificada pedagogicamente, a cartilha das situações e imagens que nos aguardam ali do outro lado do círculo de reorganização espiritual por qual passaremos.

Nas noites mais agitadas ou mais reconfortantes, nos pesadelos de suar ou nos líricos idílios que podem nos encantar com suas cores e situações deliciosas, não estamos sonhando nada desse mundo. Estamos tendo aulas e lições, não para o cérebro, para a alma. Ao longo das noites, por horas e mais horas, estamos sendo lentamente preparados: chegaremos a outras faixas de energia com um pequeno conhecimento dos espantos que nos esperam. Não completo, não solidificado, mas bastante significativo para servir como base de tudo que será depositado. Daqui há muitos e muitos anos, libertados desse corpo provisório, todos estarão sem as máscaras, poderão ser identificados com clareza. 

Deixo aqui registrada minha concordância com a autora desse texto sobre os sonhos, que na verdade são "desdobramentos" necessários ao nosso adiantamente Espiritual. Então, bons sonhos e bons estudos para todos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário